domingo, 4 de janeiro de 2009

Vítimas fraude tentam reduzir prejuízos com souvenirs

Negócios: Madoff: Vítimas fraude tentam reduzir prejuízos com souvenirs


Antigos empregados e clientes do financeiro Bernard Madoff, que foi preso recentemente por gerir um esquema em pirâmide, estão a tentar recuperar parte das suas perdas através da venda, na Internet, de artigos de merchandising da firma do célebre investidor.

Madoff, que foi preso no mês passado pelo FBI por alegadamente ter perdido 50 mil milhões de dólares de dinheiro de clientes num gigantesco esquema em pirâmide, colocou a marca da sua firma de investimentos em dezenas de artigos, desde t-shirts e chapéus a toalhas de praia, guarda-chuvas e binóculos, entre outros.

São estes artigos que vários antigos clientes e funcionários da firma de Madoff tentam agora vender na Internet, aproveitando a celebridade do alegado burlão para realizar algumas mais-valias.

«As pessoas estão a comprar estas coisas», afirmou à agência AP John Mitchell, um dos vendedores.

«É triste, mas ainda assim não deixa de ter alguma piada», acrescentou.

Segundo a AP, a maior parte destes artigos com a marca de Madoff à venda em leilões na Internet não tem recebido licitações acima dos 50 dólares.

A firma de Bernard Madoff, antigo presidente do Nasdaq, era uma das mais prestigiadas de Wall Street.

No entanto, a crise financeira internacional pôs a nú aquilo que era na verdade um esquema em pirâmide - semelhante ao da Dona Branca -, com o dinheiro dos novos investidores a servir para garantir o retorno aos investidores mais antigos.


Diário Digital / Lusa

Sem comentários: